terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PROJETO: “O TEATRO DE FANTOCHES COMO FONTE DE LEITURA”


1 – JUSTIFICATIVA
2 – OBJETIVOS GERAIS
3 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4 – METODOLOGIA
5- TEMAS ABORDADOS
6- DURAÇÃO DO PROJETO
7- PÚBLICO ALVO
8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. JUSTIFICATIVA
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.

A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse o resgate de certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as crenças, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

Com a finalidade de desenvolver o processo de leitura como fonte educacional e prazerosa a  utilização  de fantoches,pelos alunos nas mais variadas situações, procurará contemplar e analisar, com um olhar voltado para nossas escolas e famílias, o resgate do diálogo e o amor entre as pessoas, elevando a auto-estima.

É possível as escolas fazerem uso do lúdico: da contação de histórias, das brincadeiras, da música, da leitura do cotidiano e do convívio grupal, para que jovens e crianças integrem-se visando à alegria de viver bem, preparando-os para futuros cidadãos, inseridos numa sociedade equilibrada, onde será possível conviver e fazer a diferença.

2. OBJETIVOS GERAIS
Contribuir na formação de crianças e adolescentes na busca e na defesa constante da leitura como fonte de informação.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Incentivar pensamentos e idéias construtivas ;
*Contribuir para a formação de cidadãos autênticos, críticos e autônomos;
*Auxiliar os pais e professores na educação das nossas crianças;
*Criar ambientes de respeito e harmonia;
*Diminuir as atitudes agressivas na escola EEEFM “Professor Carlos Mendes”, família e comunidade com leituras voltadas para resgates de valores;
*Sensibilizar, formando cidadãos conscientes de seu papel na sociedade como leitores dinâmicos.

4. METODOLOGIA
Inserir o lúdico, como recurso básico neste projeto é fator significativo, pois acredita-se que essa didática favoreça a relação afetiva nas crianças, pelo fato da infância ser o período próprio da ludicidade. Com isso a criança alarga os horizontes da zona de desenvolvimento proximal, favorecendo a interação e colaborando com o seu crescimento intelectual, emocional e social. É extremamente necessário aproveitar estes momentos de ludicidade para extrair das nossas crianças o prazer em buscar o diálogo e a interação através da leitura. “Enquanto brinca, a criança reproduz regras, vivencia princípios que está percebendo na realidade. Logo, as interações requeridas pelo brinquedo possibilitam a internalização do real, promovendo o desenvolvimento cognitivo”. (PALAGANA, 1994)

1 – Contação de histórias voltadas aos valores familiares e respeito ao bem comum. Não se apoderando indevidamente do que é do outro. Uma boa educação cabe em qualquer hora e em qualquer lugar.
2 – Leituras, Cantos e músicas com letra que venham desenvolver a auto - estima. É importante despertar na criança o hábito de estar de bem consigo, respeitando-se, e valorizando-se para que o convívio com o outro aconteça da mesma forma.
3 – Roda de conversas
4 – Dinâmicas de Grupo  e sensibilizações, incentivando a prática da leitura com os fantoches como personagens
5. TEMAS ABORDADOS
Amizade, Verdade, União, Respeito, Responsabilidade,.Carinho,.Alegria, Amor,Solidariedade, Honestidade.

6. DURAÇÃO DO PROJETO
Aproximadamente 3 meses.

7. PÚBLICO ALVO
1º ano do Ensino Fundamental à 4ª série do Ensino Fundamental.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Espera-se que o presente projeto possa ser tomado como ponto de partida para uma reflexão sobre o fazer pedagógico.. Respeitando sua individualidade e dando-lhe coragem para enfrentar os desafios do mundo que a espera. A leitura abre portas e caminhos para mundos imaginários e valoriza aprendizados.  As variadas atividades lúdicas dão a criança oportunidade de crescer em harmonia consigo e com o outro.


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